Aprenda a poupar dinheiro na conta da luz

poupar dinheiro na conta da luz
Nos dias que correm não esta fácil viver num país tão desorganizado e tão castrador para a sua população. Os impostos estão sempre a subir e vemos promessas de políticos de que dizem que estamos a melhorar, a nossa economia está a crescer de ano para ano, mas a verdade é só uma para o resto do mundo ainda somos considerados Lixo Financeiro.

Para um cidadão português viver neste país esta cada vez mais difícil com contas cada vez maiores para pagar. Lembro-me que antes de começar com os meus planos de poupança sempre que ia ao correio e via uma carta da EDP tremia um pouco…. Abrir aquela carta era sempre um sacrifício enorme, todos os meses o meu valor a pagar subia e nunca percebia porquê. Ainda por cima, não havia forma de não pagar, pudesse eu sobreviver sem energia.

Quando me dediquei a poupar dinheiro procurei e encontrei a resposta, que irei partilhar com vocês em forma de dicas que devem seguir para tentar baixar ao máximo a vossa conta da luz.

O segredo para poupar dinheiro na conta da luz é perceberem que tudo gasta energia!

Qualquer coisa que esteja ligada à tomada está a consumir energia. Todos nós já conhecemos este tipo de dicas e já as ouvimos pelos nossos pais, “desligue a televisão”, “não deixe os computadores ligados à corrente durante 24h” mas o que é um facto é que pouca gente utiliza estas dicas.

Maior parte dos meus amigos quando me perguntam como faço para reduzir na conta da luz, dou sempre a mesma resposta: poupar é um ato do dia-dia que tem de ser feito com regras que não podem ser ignoradas.

Para mim criar hábitos de poupança é essencial para diminuir as suas contas.

As dicas que aqui partilho são dicas simples de mudança de pequenos hábitos do quotidiano que parecem banais, mas que no fim do mês mostram resultados significativos.

conta da luzOs produtos na nossa casa que consomem mais energia são obviamente os eletrodomésticos: se está a pensar em comprar algum eletrodoméstico novo

não se foque só na capacidade ou design do produto. A classe energética é provavelmente fator de seleção mais importante de quaisquer eletrodomésticos hoje em dia. Escolha sempre os eletrodomésticos classe A (preferencialmente A+). Este são eficientes nas suas funções, ou seja, não precisam de muito energia para realizarem a sua função. Isto vai-se notar quando receber a sua fatura da luz, onde não vai p

agar tanto como se tivesse um de uma classe mais baixa.

Os eletrodomésticos de classe A são mais caros o que faz com que não pareçam tão atrativos no inicio, mas acreditem que em pouco tempo vai compensar a compra.

A solução mais eficaz para baixar as suas contas é a instalação de painéis solares, mas esta tecnologia ainda não esta disponível para todas as carteiras. Apesar de o investimento compensar a médio e longo prazo, as despesas iniciais são de valor bastante elevado.

Dicas para reduzir a conta da luz

Nunca utilize o forno ou o fogão elétrico para aquecer comida

Este são dos eletrodomésticos que gastam mais energia. Se tiver se aquecer a sua comida utilize o micro-ondas.

 Não deixe o seu computador ou telemóvel a carregar durante a noite

Provavelmente a meia da noite o seu telemóvel ou computador já esta carregado na totalidade, mas irá continuar a gastar energia até o retirar. Ter um telemóvel ligado a uma tomada depois de ele já esta carregado é um gasto de energia desnecessário. Experimente utilizar tomadas com temporizadores.

Equipamentos em Stand-By não!

Continuam a gastar energia: desligue sempre o aparelho da tomada.

Máquina de lavar loiça/roupa

Utilize sempre estes eletrodomésticos na sua capacidade máxima de carga. Isto diminuirá a sua frequência de lavagens, e quantas menos lavagens, menos o consumo de energia.

Aquecimento Central, Aquecedores ar condicionado

Evite ao máximo a utilização. Caso tenha de os utilizar tenta faze-lo menos tempo possível. Opte por outras formas de aquecer ou arrefecer a casa.

Verifique a sua potencia contratada

Provavelmente a dica que menos pessoas conhecem. Sim verifique que a potência contratada no seu contrato é a correta para as suas necessidades. Se for cliente EDP eles oferecem um simulador para verificar a sua potência e indicar os valores recomendados.

Evite ter múltiplos aparelho ligados em simultâneo

Evite ter aparelho que não sejam essenciais ligados em simultâneo pois isto faz disparar o seu consumo de energia.

Frigorifico/Congelador

Não esteja sempre a abrir e a fechar a porta do seu frigorifico e verifique se a porta fica bem fechada. Mantenha o seu congelador limpo para evitar a acumulação de gelo. O seu frigorifico não deve estar perto de locais com muito luz ou de divisões da casa com grandes variações de temperatura.

Iluminação

Utilize lâmpadas de baixo consumo: deite fora todas as lâmpadas incandescentes que tenha em casa. O uso de lâmpadas em casa é inevitável por isso deve tentar ter as de baixo custo. A recomendação são as lâmpadas LED, que embora pareçam ter um preço inicial mais elevado, duram muito mais tempo e consomem muito menos. Pessoalmente, gosta das lâmpadas do IKEA (pode ver a quantidade de lâmpadas de eficiência A+).

Reduzir os gastos de luz com o cilindro

Utilize uma tomada com temporizador. Planeie a sua rotina e ligue o cilindro apenas durante as horas em que vai necessitar de água quente. Por exemplo:

  • Se duas pessoas tomam banho às 09:00 da manhã diariamente, programe o cilindro para ligar às 06:00 e desligar às 09:00. Se passa o resto do dia fora de casa e precisa de água quente ao fim do dia, ligue mais um ciclo das 18:00 às 20:00 por exemplo.

Boas poupanças!
José Figueiredo

mm

José Figueiredo

O meu nome é José Figueiredo e sou um ávido apreciador de finanças e economias. Criei este blog com o intuito de partilhar as minhas ideias sobre os cuidados a ter com as contas da casa e temas relacionados: poupanças, investimentos, entre outros... Para saber mais sobre mim, consulte o meu perfil pessoal ou a minha lista de influências.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *